sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Limpando (de verdade) pinceis de base

Hoje quero compartilhar com vocês meu ritual de limpeza de pinceis de base e corretivo.

Corretivos, bases, produtos cremosos em geral podem grudar na fibra dos seus pinceis, dificultando uma limpeza mais profunda. Por isso, dedico cuidados diferentes para cada tipo de textura utilizada (produtos em pó e produtos cremosos).

Meus pinceis são minhas ferramentas de trabalho e, por isso, acabo tendo que lavá-los com mais frequência e conforme o uso. Por isso, tenho uma rotina diferenciada de lavagem dos pinceis e não uso o mesmo método para todos os eles. ATENÇÃO: Mesmo para as pessoas que fazem apenas o uso pessoal do pincel, recomendo os mesmos cuidados.

PINCEIS USADOS COM PRODUTOS EM PÓ

Por exemplo, para os pinceis de olhos que uso apenas produtos em pó, costumo usar o shampoo Johnson´s mesmo, pois ele limpa sem agredir (ressecar) as fibras do pincel. Às vezes, uso condicionador leve para dar uma amaciada nas fibras naturais.

Frequência da limpeza: i) Trabalho: Sempre após uma sessão de maquiagem ii) Pessoal: 1 vez por semana.


PINCEIS USADOS COM PRODUTOS CREMOSOS

Mas se eu usar um pincel, mesmo que para olhos, para aplicar produtos cremosos como paint pot, outras sombras cremosas de longa duração ou qualquer produto pigmentado de textura cremosa, eu uso o Protex para limpá-lo. O Protex é um sabonete líquido mais pesado e gosto de usá-lo para remover produtos cremosos, porém, resseca bastante as fibras do pincel, sendo quase sempre necessário dar uma hidratada depois da lavagem (nos casos de fibras naturais).

Frequência da limpeza: i) Trabalho: Sempre após uma sessão de maquiagem ii) Pessoal: Sempre após o uso.


PINCEIS USADOS COM PRODUTOS CREMOSOS - BASES E CORRETIVOS

E se o pincel for de base, eu adiciono dois passos antes da limpeza profunda com o Protex. Primeiro eu lavo normalmente com o shampoo Johnson´s/ Protex pra tirar o excesso de produto e depois, sigo os passos abaixo:
#1 - Pincel "limpo", após lavagem com Shampoo Johnson´s/ Protex. Dá pra ver que tem produto nas cerdas ainda, né? Observem como as pontinhas estão amareladas...

#2 - Coloco um pouquinho de óleo Johnson´s na palma da mão;

#3 - Deslizo o pincel nessa mini pocinha de óleo e faço um movimento de zigue zague até que eu perceba que saiu toda a cor que estava nas fibras. Dou uma pressionada com o polegar e o indicador para retirar o excesso de óleo e da base que estava "grudada" nas fibras.

#4 -  Aplico o Protex para enxaguar o óleo; Repito a aplicação do protex e enxáguo até que não haja mais óleo nas cerdas. Dá pra sentir as fibras escorregadias quando ainda tem óleo!
Dependendo da densidade do pincel, essa operação vai se repetir por muitas vezes. Nesse pincel fininho da foto, só precisei fazer duas vezes, pois ele tem poucas fibras.


#5 - Igual ao passo #4, só que ilustrando melhor a situação...hehehe

#6- Retire o excesso de água dos pincel e coloque para secar. Estão vendo as pontinhas branquinhas e limpinhas? Adoooooro.


Sabonete Líquido Protex e Johnson´s baby óleo puro - Para uma limpeza porreta!

 
Frequência da limpeza: i) Trabalho: Sempre após uma sessão de maquiagem ii) Pessoal: Sempre após o uso. OK, nem todo mundo tem mais de 1 pincel pra ficar revezando entre o uso de um e a secagem do outro. Para quem tem apenas 1 pincel de base e pouco tempo, não deixe de lavá-los, pelo menos, toda semana.

Tenho usado muito a esponja Beauty Blender no lugar do pincel na minha rotina de preparação da pele, mas mesmo a Beauty Blender, lavo sempre após o uso. O único detalhe é que não uso óleo Johnson´s na minha BB de jeito nenhum, pois tenho certeza que o óleo não sairá de dentro dela nem com reza forte. Lavo apenas com Protex.

Parece exagero, mas faço isso por vários motivos:

i) Já ouvi dizer que as bactérias se proliferam com mais facilidade e  rapidez em ambientes úmidos. Se eu fosse uma bactéria, iria adorar morar em um pincel de base ou corretivo;

ii) Como maquiadora, acho inconcebível a ideia de usar uma ferramenta possivelmente contaminada em minhas clientes. Higiene é um gesto mínimo de respeito - quero deixá-las lindas, mas saudáveis!

iii) Limpando os pinceis direitinho, aumento o tempo de "vida" deles;

iv) Para o uso pessoal do pincel de base, também é indispensável que você o lave muito bem, evitando o agravamento de acnes e a prevenção da mesma, além de ter o prazer de passar o pincel limpo no seu rosto.


MAS COMO LIMPO OS PINCEIS, DE UMA FORMA GERAL?

Para quem está se perguntando como faz para limpar os pinceis (como lavar, colocar pra secar etc.), tem vários vídeos no Youtube que ensinam, mas um deles que eu mais gosto - até porque ela chama atenção para o desperdício de água - é o da Julia Petit, nesse vídeo aqui abaixo.


 
 

Post gigantesco! Típico de pessoas-blogueiras que se ausentam por muito tempo...hehehe
Tenho muito esperança que, depois da apresentação do meu TCC (está chegando o dia!), conseguirei me dedicar mais ao blog. Veremos! Vontade não falta.

Então é isso gente. Cuidem de seus pinceis com carinho e quando limpá-los, nada de deixar torneira aberta à toa. Vamos cuidar dos pinceis, mas não se esqueçam de preservar nossa preciosa água!

Eu escrevi, escrevi e escrevi mais um pouco.Mas se ficar qualquer dúvida no ar, não deixem de perguntar nos comentários. Será um prazer respondê-los :-)

Beijos,
Luciana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Obrigada por sua visita, tenha certeza de que fico muito feliz com sua presença e por seu interesse no blog.

E se você chegou até aqui para deixar um comentário, aí eu fico ainda mais feliz! Se você também tiver um blog/flickr ou algo do gênero, deixe seu link para que eu possa retribuir sua visita.

Beijo, Luciana.