sábado, 15 de setembro de 2012

Azulei - Parte I (MAC)

Desde que eu comecei a me interessar por maquiagem (há pelo menos uns 20 anos!) eu rejeitei a presença das sombras azuis. Simplesmente porque eu não achava a cor compatível comigo, com minhas olheiras super roxas ou com meu estado de espírito. Não gostava mesmo.

Não sei exatamente o que aconteceu comigo para começar a gostar tanto de sombra azul. Tenho algumas suspeitas, mas nada comprovado. Mas acontece que de uns tempos pra cá, essa tem sido minha cor de sombra não-neutra preferida.

No post de hoje, mostrarei minhas sombras azuis (ou variações dessa cor) da marca MAC. Em outro momento, mostrarei minhas outras sombras azuis e, nesse dia , espero que faça sol para que os swatches em luz natural brilhem mais que os que fiz hoje.

Muitos já devem saber, mas é sempre bom destacar, que as sombras da MAC possuem acabamentos variados. Já existem vários posts explicando os acabamentos das sombras, por isso, vou encurtar essa etapa e indicar esse post aqui, onde a Renata, autora do Conversa de Beleza, explica a performance de cada acabamento de acordo com a percepção dela (e faz isso muito bem!).

Os swatches abaixo, foram feitos sobre o primer da Yes! Cosmetics, pois as sombras opacas têm pouquíssima aderência e eu não conseguiria mostrar as cores com intensidade, que era o meu objetivo.

Assim, devo alertá-los que as sombras Atlantic Bue e Plumage, se aplicadas diretamente sobre a pele sem nenhuma base (primer, paint pot, jumbos etc.), não ficarão como nos swatches a seguir. Nesses dois casos, observem em volta da amostra dessas duas cores - fica uma nuvem empoeirada  em uma cor bem menos intensa - essa é a cor da sombra sem o primer!

Vamos às descrições das sombras:

Atlantic Blue - De acabamento Matte, é um tom intenso de azul cobalto* com um toque de roxo, é uma espécie de blurple (mistura de azul com roxo). Acho que a cor na panelinha chama muito mais atenção do que aplicada nos olhos, pois fica mais intensa e mais vibrante. Das cinco sombras, é a que menos uso, devido à  textura que não é muito prática, pois preciso aplicar várias camadas até chegar na cor verdadeira, mesmo com o primer.

Deep Truth - De acabamento Veluxe Pearl, é um azul marinho* com partículas de brilho em um tom de azul índigo*, que capturam bem a luz e deixam o efeito final da sombra magnífico e reluzente na medida certa. Até as meninas que não gostam muito de sombra brilhante  devem gostar desse azul.

Plumage - De acabamento Matte, é um tom profundo de azul com um toque de verde - cor essa também conhecida como teal. Quando aplicado nos olhos, ele não se confunde com o preto, fica um tom escuro, mas intrigante e chama atenção justamente por não ser preto. Gosto muito de usar a plumage como delineador, criando um efeito degradê do mais esfumado ao mais concentrado - a dica é simples, mas o efeito é lindo.
Como a maioria das sombras de acabamento Matte da MAC, essa sombra precisa ser construída em diversas camadas para chegar ao seu tom original.
Considero a plumage mais fácil de aplicar que a Atlantic Blue. Apesar de terem o mesmo acabamento, a plumage tem um aderência melhor, além de ser nitidamente mais pigmentada.

Steamy - De acabamento Frost, é um azul esverdado com brilho perolado dourado. Essa sombra tem uma textura bem agradável.

Tilt - De acabamento Frost, no site da MAC diz que é violeta com brilho perolado azul esverdeado. Eu só acrescentaria que essa sombra tem efeito duocromático e acho que , em vez de violeta, eu diria lavanda. A verdade é que não importa a definição, o que realmente importa é que essa sombra é linda demais.


Swatches sem flash, sob luz natural.


Swatches com flash.
Ainda tem uma sombra que estou querendo muito, a freshwater, também da MAC. Se eu realmente comprá-la, farei um update aqui nesse post.


E vocês têm alguma preferida? Caso haja algum azul único, de qualquer marca, por favor, me contem, porque eu azulei de vez!

(*) Sérios problemas em confirmar se todos esses azuis têm ou não o hífen. Alguém ajuda? Eu não consigo mais confiar na internet e seus "pitacos".

Obs.: Estou precisando urgentemente de um dicionário da língua portuguesa atualizado com essa reforma ortográfica, pois estou bem perdidinha.

Beijo beijo!
Bom fim de semana.

2 comentários:

Olá!

Obrigada por sua visita, tenha certeza de que fico muito feliz com sua presença e por seu interesse no blog.

E se você chegou até aqui para deixar um comentário, aí eu fico ainda mais feliz! Se você também tiver um blog/flickr ou algo do gênero, deixe seu link para que eu possa retribuir sua visita.

Beijo, Luciana.